Todos os indicadores da atividade registraram crescimento no comparativo com os resultados do ano anterior, alcançando R$ 720 milhões de receita e 288 mil turistas a mais, se comparado com 2008. O número de visitantes oriundos de outros estados ou países em 2008 foi de 2,18 milhões, alcançando 2,46 milhões em 2009, um crescimento de 13,2%. No comparativo mensal, o fluxo turístico em 2009 apresentou alta em todos os meses. O volume de negócios gerados através do turismo saltou de R$ 2,9 bilhões para R$ 3,62 bilhões, uma variação de 24,7% no mesmo período, enquanto o impacto no PIB (Produto Interno Bruto) passou de 9% para 10,4%, ou seja, 16,5% a mais.
A taxa de ocupação da rede hoteleira cresceu sobretudo no segundo semestre e atingiu picos de 80,1% e 77,9% em janeiro e julho, respectivamente. No acumulado do ano, a variação foi positiva em 9,7%.
O número de visitantes subiu 13,2% e a renda gerada ultrapassou R$ 3,6 bilhões.
São os turistas estrangeiros que passam mais tempo no Ceará e também os que mais gastam: R$ 2.256,30 com média de permanência em 10,8 dias. Isto significa um crescimento de R$ 212,40 ou 10,39% e quase meio dia a mais se comparado com os números do ano passado, quando passavam 10,4 dias e gastavam em torno de R$ 2.043,90.
Itália, Portugal, França e Estados Unidos são os maiores emissores de turistas para o Ceará, com 26,47%; 15,93%; 6,73%; 5,55% de participação. Segundo o secretário, está sendo trabalhado o potencial do mercado alemão, “o maior emissor de turistas no mundo”, afirma Bismarck, e atualmente responsável por apenas 2,82% dos turistas estrangeiros que visitam o Ceará.
A captação de visitantes na Alemanha será através de uma “campanha de público final com a uma companhia aérea portuguesa, onde serão investidos dois milhões de euros”, adianta o secretário. Este trabalho será de propaganda focada no turista, sem passar por agentes ou operadores de turismo, onde a companhia deve oferecer tarifas promocionais em vôos entre a Alemanha e Fortaleza.
Também houve crescimento no turismo doméstico. Os brasileiros passavam em média 9,8 dias e gastavam R$ 1.262,84 em 2008, e agora são 10,2 dias de permanência com gasto médio de R$ 1.382,21 (evolução de 9,45%). No geral, o tempo médio de permanência cresceu de 10,1 para 10,5 dias.
São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco lideram a emissão de turistas no Brasil, com respectivamente 25,03%; 10,06%; 10,02% e 7,91%. Bismarck comemora o crescimento de Minas Gerais, “um mercado com potencial grande que até 2008 mandava menos de 3% dos turistas e em 2009 respondeu por 6,03%”.
Esta alta estação, iniciada em 25 de dezembro e que termina apenas em 21 de fevereiro, deve atrair mais de 830 mil turistas, sendo 770 mil do Brasil e 60 mil do exterior. A alta estação 2008/2009 atraiu 728 mil turistas, sendo 672 mil brasileiros e 56 mil do exterior. Isto significa um crescimento de 14,6% de brasileiros, 7,2% de estrangeiros e 14% global.
Fonte: Secretaria de Turismo do Estado do CE
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